Veras busca soluções antes do início das aulas

Idealizadas para complementar a educação básica no Distrito Federal, com atividades no contraturno, as escolas parque sofrerão mudanças já neste ano, visando a ampliação do ensino integral. Polêmica, a proposta do GDF será discutida em audiência pública nesta quarta-feira (22), a partir das 10h, no plenário da Câmara Legislativa. O debate é uma iniciativa do presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Casa, deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

No início do mês, o Tribunal de Contas do DF atendeu ao recurso do GDF e derrubou a medida cautelar que suspendia as mudanças nas unidades. A proposta da Secretaria de Educação é que as cinco escolas parque do Plano Piloto atendam, exclusivamente, 17 das 36 escolas classe da regional. Com isso, os estudantes das unidades selecionadas irão cumprir 10 horas diárias de aulas — metade das quais nas escolas parque, de segunda a sexta-feira.

Até o ano passado, 3,9 mil alunos frequentavam esses espaços, no turno contrário, com aulas de educação física, dança, música, artes cênicas e outras atividades, uma vez por semana. A mudança proposta vai impactar o número de beneficiados, que vai diminuir para 2,8 mil matriculados. Essa restrição de atendimento aos alunos das demais escolas classe da regional tem sido bastante criticada pela comunidade, e representantes da sociedade civil cobram o debate das mudanças antes de sua implementação.

Para o Prof. Reginaldo Veras, é preciso discutir e buscar soluções para a situação o mais rapidamente possível, visto que as aulas da rede pública começaram no último dia 10, e as mudanças nas escolas parque têm início previsto para o dia 6 de março.

*Com informações da assessoria de imprensa do deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT)

CLDF